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Você já aprendeu a comprar na BLACK FRIDAY?



A Black Friday, já amplamente conhecida pelos brasileiros, é uma campanha de vendas que oferta grandes descontos em produtos das mais variadas categorias. Por aqui, acontece hoje e promete continuar atraindo o interesse de muitos consumidores. No meio de tantas “oportunidades”, pergunta-se: você já aprendeu a comprar na Black Friday?

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria GfK, os brasileiros pretendem gastar este ano o valor médio de R$ 762,00 durante a campanha. O valor corresponde a uma alta de 6,8% em relação ao ticket médio do ano passado, quando os consumidores pretendiam gastar R$ 713,00 na data.

Em relação às principais reclamações do ano passado, de acordo com o site “Reclame Aqui”, a maioria das queixas ocorreu por propaganda enganosa. Em segundo lugar, se destacou a divergência de valores, seguido pela dificuldade para finalizar a compra. Ainda conforme a pesquisa, o número de reclamações aumentou 20,6% em 2017.

De toda sorte (e você vai precisar dela!), para que a experiência não se transforme em frustração, os consumidores devem estar atentos. A dica é ficar ligados desde o momento em que planejam o que comprar até a escolha dos sites. Assim, é possível evitar armadilhas como as citadas acima. Além disso, é preciso prestar atenção quanto às formas de pagamento e os prazos de entrega.

Outro fator preocupante durante o Black Friday é o gasto desnecessário. Com a crise econômica e o alto índice de desemprego, muitos consumidores acabam se endividando em um momento nada favorável. O ideal é pesquisar bem, elencar as prioridades e planejar também como pagar, se parcelado e em quantas vezes, à vista ou no cartão de crédito, lembrando-se, que para este último, desde o mês de abril, vigora a nova regra para uso do rotativo do cartão de crédito.

Para quem já aprendeu a comprar durante a Black Friday, o evento pode ser realmente vantajoso. Para quem ainda possui dúvidas, felizmente, os combativos órgãos de defesa do consumidor já estão se preparando, com dicas, lista de sites seguros, ações preventivas e plantões de atendimento 24 horas no dia dos descontos e também após a promoção. Lembre-se: o consumidor que se sentir lesado pode entrar em contato com o PROCON ou até ajuizar processos por danos morais. O respeito é bom e está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Pedro Igor Pimentel Azevedo – Advogado do PROCON de Quixeramobim-CE.

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