TIRADENTES: Câmara homenageia profissionais da segurança pública.

Criada em 2007 através da Lei 2.199, pela Câmara Municipal de Quixeramobim, a Comenda Tiradentes visa homenagear a Profissionais da segurança pública e quem tenham prestado relevantes serviços a comunidade. Desde então a Casa Legislativa vem prestando uma série de homenagens aos militares.

Este ano, um total de oito personalidades foram agraciadas com a honraria. As proposições foram de autoria dos vereadores: Everardo Júnior, Idelbrando Rocha, Claudinha Borges e Liduina Leite. Os homenageados foram: SR. GILBERTO GIL DA SILVA FERREIRA (1ª SARGENTO DO CORPO DE BOMBEIROS )
SR. CARLOS ALBERTO SARAIVA PEIXOTO (1ª SARGENTO DA POLICIA MILITAR )
SR. ANTONIO DE PÁDUA MARTINS BARROS (1ª SARGENTO DA POLICIA MILITAR )
SR. JORGE LUIS DA SILVA (POLICIAL MILITAR)
SR. RENNER ÉMERSON BRAGA SOUZA (S.Tenente do Tiro de Guerra)
SR. EMERSON PEREIRA DA COSTA (POLICIAL CIVIL)
SR. RENATO COSMO BARBOSA (INSPETOR DA POLÍCIA CIVIL)
SR. RODRIGO DA SILVA PINTO (POLICIAL MILITAR)

O vereador Idelbrando Rocha, um dos proponentes, durante seu discurso, falou sobre a felicidade em entregar a comenda: ” Ao acordar, coloquei meu pé no chão e pensei muito nesse dia, na oportunidade que estou tendo em homenagear amigos que conheço desde pequenino e que hoje são grandes homens, assim como Tiradentes, que lutam pela nossa liberdade, pela nossa proteção”, concluiu.

A realização da sessão solene é alusiva também ao Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril. Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado o maior herói brasileiro. A sua coragem e o seu amor a Pátria fez com que tivesse papel de destaque entre todos os outros que tombaram nas revoltas que almejaram a Independência do Brasil. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, por justiça foi aclamado como patrono das polícias do Brasil.