Topo

Notícias

Quixeramobim celebra os 125 anos da Ponte Metálica



Hoje, celebramos um marco histórico para Quixeramobim, pois a imponente Ponte Metálica completa 125 anos desde sua inauguração em 5 de fevereiro de 1899. Esta estrutura magnífica desempenhou um papel crucial como parte do prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité em direção à região sul do Ceará, conectando-se ao Cariri Cearense.

O crédito pelo projeto dessa obra-prima vai para o engenheiro Lúcio do Amaral, que concebeu cada detalhe com maestria. A Ponte Metálica de Quixeramobim, uma verdadeira joia da engenharia, foi construída na Bélgica. Sua estrutura metálica foi habilmente fundida pela Compagnie General de Construction de Haine S. Pierre e, posteriormente, transportada por navio da Bélgica até a cidade de Fortaleza.

De Fortaleza, a ponte foi cuidadosamente conduzida pelos vagões de carga das composições ferroviárias até Quixeramobim, onde se ergue majestosamente como testemunha do progresso e da história dessa região.

Para celebrar essa ocasião especial, capturamos algumas imagens memoráveis da nossa querida Ponte Metálica de Quixeramobim. Estas fotos estão disponíveis para você salvar e compartilhar, preservando assim a beleza e a importância desta icônica estrutura ao longo dos anos. Que essas imagens inspirem gerações futuras a apreciarem e respeitarem o legado que esta ponte representa para nossa comunidade.

Final de página