Projeto Vereador Mirim

Projeto Vereador Mirim: Câmara Municipal de Quixeramobim recebe estudantes da rede municipal de ensino

Os vereadores mirins reuniram-se na manhã de sexta-feira (23/06) no Plenário Fenelon Augusto Câmara e apresentaram seus projetos, requerimentos e pedidos de providências, solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o município como um todo.

O projeto Vereador Mirim tem como objetivo incentivar a participação dos jovens na política, por meio da integração da Câmara Municipal de Quixeramobim com a comunidade escolar do município. Ele busca fazer com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que estão inseridos, contribuindo para a formação da cidadania e o conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Acreditar sempre no potencial criador e na força transformadora do jovem é fundamental. Por meio do projeto Vereador Mirim, busca-se empoderar os estudantes, dando-lhes a oportunidade de expressar suas ideias, propostas e preocupações com relação à sua realidade e ao desenvolvimento de sua comunidade.

Ao permitir que os jovens participem ativamente do processo político, estimula-se a consciência cívica e o engajamento cidadão desde cedo. Além disso, essa iniciativa proporciona uma conexão direta entre a juventude e os órgãos legislativos, criando uma cultura de diálogo e participação democrática desde a escola.

Os projetos, requerimentos e pedidos de providências apresentados pelos vereadores mirins demonstram o comprometimento e o desejo de contribuir para a melhoria de suas escolas, bairros e do município como um todo. Essa atitude é inspiradora e demonstra que os jovens estão dispostos a tomar ações concretas para transformar a realidade ao seu redor.

É fundamental que os vereadores mirins sejam ouvidos e que suas propostas sejam consideradas, pois eles representam a voz e as aspirações de toda uma geração. Ao valorizar a participação dos jovens na política, fortalece-se a democracia e se constrói um futuro melhor, em que todos tenham oportunidades iguais e possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Portanto, o projeto Vereador Mirim desempenha um papel importante ao despertar nos jovens o interesse pela política e ao mostrar que eles têm o poder de fazer a diferença. Acreditar no potencial dos jovens e na sua capacidade de transformação é essencial para construir uma sociedade mais democrática e participativa.

Fonte: esc.drjoaquimfernandes