Topo

Notícias

PROCON dá dicas contra golpe sobre dinheiro esquecido em bancos



Desde o dia 14 de fevereiro de 2022, o Banco Central disponibilizou o sistema para que pessoas físicas e jurídicas consultem valores a receber, que foram esquecidos nas instituições financeiras.

Ao todo, estima-se que os bancos têm cerca de R$ 8 bilhões a devolver aos clientes, sendo liberado nesta primeira fase a devolução de R$ 4 bilhões. A consulta deve ser realizada exclusivamente pelo site www.valoresareceber.bcb.gov.br, disponibilizado pelo Banco Central.

A popularidade do novo sistema e a ampla divulgação dessa informação são situações que atraem também a ação de golpistas criativos, que não perdem a oportunidade de levar vantagem. Nesse sentido, é necessário que que pessoas fiquem atentas, pois o Banco Central não envia links e nem entra em contato com a informação dos valores a receber. Ademais, os consumidores não precisam fazer nenhum tipo de pagamento para acessar a plataforma. O sistema é gratuito e acessível a qualquer pessoa.

Como saber se tem algum valor a receber?
. Use seu CPF e data de nascimento;
. Caso tenha algum dinheiro a receber, preste atenção e guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
. Faça seu login do aplicativo do Governo Federal “Gov.br”. Se você ainda não tiver, faça seu cadastro gratuito pelo site ou app;
. Volte ao site www.valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login do “Gov.br” para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar a transferência da quantia;
. Atenção! Se você perder a data de resgate, volte ao site (valoresareceber.bcb.gov.br) que o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Por fim, o Procon de Quixeramobim reforça as dicas de segurança e atenção para que os consumidores não caiam em golpe, listando os principais cuidados a serem adotados:
– NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
– O único site para consulta e solicitação desses valores é valoresareceber.bcb.gov.br;
– NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
– NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Final de página