Moção de Apoio

A Câmara Municipal de Quixeramobim reafirma seu compromisso com a democracia e o Estado de Direito ao se posicionar em favor das prerrogativas constitucionais e republicanas do Poder Legislativo. Neste contexto, o vereador Pedro Paulo (DC) apresentou uma Moção de Apoio que foi subscrita por todos os vereadores da Casa, manifestando o apoio ao Congresso Nacional na defesa de suas competências constitucionais. A moção vem em resposta à recente tentativa de legalização do aborto por meio da ADPF 442, uma ação que tem gerado intensos debates e preocupações em todo o país.

A ADPF 442, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), busca discutir a legalização do aborto no Brasil em casos de anencefalia, levantando questões fundamentais sobre a separação de poderes e o papel do Poder Legislativo no processo legislativo. A Câmara Municipal de Quixeramobim, ao aprovar por unanimidade a Moção de Apoio proposta pelo vereador Pedro Paulo (DC), reforça a importância de respeitar as competências do Congresso Nacional no processo de formulação e aprovação das leis.

Um dos principais pontos de preocupação manifestados na Moção de Apoio é a necessidade de preservar o equilíbrio entre os Poderes da República. O ativismo judicial, quando o Poder Judiciário excede suas competências, pode comprometer os princípios democráticos e o devido processo legislativo. A Câmara Municipal de Quixeramobim ressalta a importância de se evitar um possível ativismo judicial por parte do STF, reiterando que questões legislativas complexas devem ser debatidas e decididas pelo Poder Legislativo.

A manifestação de apoio da Câmara Municipal de Quixeramobim demonstra o compromisso dos vereadores com a democracia, a representatividade popular e o respeito às instituições. Ao defender as prerrogativas do Congresso Nacional, a Casa Legislativa reforça a necessidade de um debate amplo e transparente sobre temas sensíveis como o aborto, no âmbito das instâncias adequadas e dentro do devido processo democrático.

A Moção de Apoio apresentada pelo vereador Pedro Paulo (DC) e subscrita por todos os vereadores da Câmara Municipal de Quixeramobim representa um importante marco na defesa das prerrogativas legislativas e republicanas. Neste momento crucial em que a ADPF 442 está em discussão no STF, a Casa reafirma seu compromisso com a democracia e o Estado de Direito, destacando a importância de se respeitar o papel do Poder Legislativo na construção das leis que regem a nação.

Acompanhe o Arquivo

Moção