Na próxima sexta-feira, 26, acontece mais uma edição da Black Friday no país, evento que promete descontos e promoções em todo o comércio nacional. Em tempos de pandemia, grande parte dos consumidores vai aproveitar para ir às compras através da internet, mas também por meio de lojas físicas.
As vendas on-line, vale lembrar, configuram-se como compras fora do estabelecimento comercial e, portanto, valem as regras de comércio à distância.A lei consumerista prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra à distância. Esse tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço.
Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete.
Com objetivo de orientar o consumidor durante o evento, principalmente nas compras pela internet, o Procon Câmara Municipal de Quixeramobim (CE) apresenta cinco dicas para quem quer aproveitar o período de compras com mais segurança:
1. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas não tão conhecidas.
2. Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
3. Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco.
4. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contactada.
5. Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e na Junta Comercial de sua localidade, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br.
O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, ou outro desrespeito ao direito do consumidor, registre queixa no atendimento deste órgão, que está sempre à disposição dos consumidores de Quixeramobim (CE).