13 de março feriado municipal em Quixeramobim

Dia 13 de março nosso município celebra um marco histórico com a promulgação da Lei Municipal Nº 2.506/2012, que oficializa o dia 13 de março como feriado municipal. Esta data reverencia Antônio Conselheiro e a memória de Canudos, resultado do projeto de lei  do vereador Everardo Junior.

Além disso, no âmbito estadual, a Lei N.º 16.895, de 23 de maio de 2019, incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará o dia 13 de março como data comemorativa em homenagem ao natalício de Antônio Vicente Mendes Maciel – o Antônio Conselheiro, especificamente no município de Quixeramobim. Esta lei é de autoria do deputado Leonardo Pinheiro, a pedido do então secretário de cultura, hoje vereador professor Gleidson Araujo.

Destacamos ainda a inclusão do nome de Antônio Conselheiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, conforme a Lei 13.829/19, publicada no Diário Oficial da União do dia 14 de maio de 2019. A autoria deste projeto é da deputada Luizianne Lins, por meio do Projeto de Lei 6753/2019.

Antônio Conselheiro, líder do emblemático arraial de Canudos, personifica resistência e fé. O feriado vai além de um dia de descanso; é uma oportunidade para reflexão sobre nossa história e valores, inspirando-nos a construir uma comunidade mais unida e solidária. Este dia especial nos convida a celebrar em conjunto essa homenagem, destacando a importância de preservar nossa herança cultural e reconhecer figuras marcantes que moldaram nossa identidade.

#FeriadoMunicipal #AntônioConselheiro #Quixeramobim #MemóriaDeCanudos