ATRASO: Cadê o dinheiro do hospital infantil?

Com 69 anos de existência, o hospital infantil é referência em atendimento e organização para todo Sertão Central, porém, os trabalhos daquela unidade de saúde poderão ser interrompidos caso a prefeitura não repasse o recurso, que está há 2 meses em atraso.

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 22, a vereadora Cristina Pimenta, que também é diretora do HI, denunciou a demora da prefeitura municipal em repassar o dinheiro para a instituição. Para Cristina, é inadmissível e injustificável o atraso, uma vez que o dinheiro já se encontra nas contas da prefeitura.

“Não recebemos nem janeiro nem fevereiro. Desde o dia 03 do mês passado que todos os dias eu vou à Prefeitura e o mais importante de tudo isso é que o dinheiro está na conta. O recurso que vem pro Hospital é um recuso do Governo Federal, que passa pela Prefeitura e é ela que coloca na conta do Hospital, e até agora nós não temos data para receber esse dinheiro”, disse a parlamentar.

Cristina disse ainda que chegou às contas da Prefeitura o valor de R$ 90 mil referente aos salários dos funcionários do Hospital, que também encontram-se atrasados, entretanto não há previsão do repasse desse recurso aos mesmos.
O presidente da Câmara, François Saldanha, cobrou um posicionamento do executivo, que mesmo diante de tantos problemas, permanece calado sem dar nenhuma resposta à população.

Os transtornos ocasionados pelo atraso têm sido diário pois é dever da unidade custear a estadia das crianças que necessitam de internação e atendimento, seja com alimentação, medicação ou gasolina para ambulância: “Nessa hora o hospital infantil está com o prato na mão pedindo ajuda à vocês, vereadores(…) Apesar de ter 69 anos, o hospital infantil é uma criança que clama, que nós façamos alguma coisa”, concluiu.