Topo

Vídeos

Divulgada a programação do Conselheiro Vivo 2020



Durante a Quarta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Quixeramobim o Coordenador da Casa de Saberes Cego Aderaldo e do evento Conselheiro Vivo Dr.Pedro igor, esteve divulgando a 16ª edição do evento Conselheiro Vivo, que ocorre anualmente, no município de Quixeramobim. Com o tema “Antônio Conselheiro 190 anos: resistindo e construindo esperança no sertão”.

Apresentações culturais, shows, oficinas, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda Antônio Conselheiro, instituída pela Câmara Municipal de Quixeramobim, marcam a 16ª edição do Conselheiro Vivo. O evento, que acontece de 7 a 13 de março, na cidade onde o beato nasceu, é uma realização da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, do SESC Ler, da ONG IPHANAQ e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e conta com a parceria da Câmara Municipal de Quixeramobim e Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes (AQUIletras).

Para comemorar os 190 anos que Antônio Vicente Mendes Maciel – o Antônio Conselheiro – faria se estivesse vivo, uma grande programação foi pensada. As atividades acontecerão em escolas e espaços públicos de Quixeramobim, tudo com entrada franca, reunindo artistas locais, visitantes de Canudos-BA e pesquisadores da história de Antônio Conselheiro.

Entre os destaques desta edição, no dia 12/3, está o lançamento dos livros “Antônio Conselheiro: nem santo, nem pecador” (Rocco Jovens Leitores), de Marcelo Biar (Rio de Janeiro) e “Sertão, Sertões” (Editora Elefante), organizado por Joana Barros, Gustavo Prieto, Caio Marinho (São Paulo), com a presença de vários coautores da obra.

No dia 13/03, feriado municipal, será realizada a entrega da Comenda Antônio Conselheiro, entregue por meio da Câmara Municipal, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores e artistas, que por meio de sua obra ou atuação, levam adiante a memória do peregrino. Neste ano, os agraciados foram: Bião de Canudos – Artista, cantor e compositor da cidade de Canudos – Bahia; Fabiano Piúba – Secretário da Cultura do Estado do Ceará, poeta e historiador e Hugo Fernandes Lemos – Professor, supervisor do SESC Ler de Quixeramobim e ex-integrante do Movimento Antônio Conselheiro.

Também no dia 13/03, haverá uma visita guiada à Casa de Antônio Conselheiro, que passa por restauro pelo Governo do Ceará, com previsão de reinauguração ainda no primeiro semestre deste ano, que passará a ser gerido pela Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Após o tradicional desfile temático realizado pelas escolas da rede municipal de ensino, haverá a solenidade de encerramento do evento, com a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso literário promovido pela AQUIletras e um ato comemorativo em homenagem ao aniversário de Antônio Conselheiro, em obediência a Lei Estadual nº. 16.895/2019, que incluiu a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado Ceará.

Final de página