Descredenciamento de equipes do Programa Saúde da Família

O Ministério da Saúde publicou a portaria nº 1.717, de 12 de junho de 2018, onde a mesma esta descredenciando Unidades de Saúde da Família em cidades no Brasil todo. Este tema foi apresentado em varias Sessões Ordinárias onde o Presidente da Câmara Municipal François Saldanha informava que a unidade do Distrito de Lacerda havia sido descredenciada. Na última quarta-feira (27) durante a Sessão representantes do Distrito reforçaram a denúncia.

A portaria justifica que o descredenciamento acontece pelo não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica. No Ceará, 37 municípios foram afetados pela dura medida, e tiveram o descredenciamento de 74 Equipes de Saúde da Família. Considerando que cada equipe atende, em média, 4 mil pessoas, quase 300 mil cidadãos no Ceará estarão sem a cobertura do programa.

Em Quixeramobim foram três equipes descredenciadas, segundo informações uma dela é a do Distrito de Lacerda.

Acompanhe a Portaria: