Topo

Notícias

Cuidados na Black Friday



Acompanhe o artigo do Pedro Igor P. Azevedo advogado do Procon – Câmara, ao jornal O Povo na sua versão impressa da última quinta-feira, 16 de novembro;

“Você já aprendeu a comprar na Black Friday?”

A Black Friday, já amplamente conhecida pelos brasileiros, é uma campanha de vendas que oferta grandes descontos em produtos das mais variadas categorias. No Brasil, acontecerá no dia 24 de novembro e promete continuar atraindo o interesse de muitos consumidores. No meio de tantas “oportunidades”, pergunta-se: você já aprendeu a comprar na Black Friday?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, os brasileiros pretendem gastar este ano o valor médio de R$ 1.071 durante a campanha. Apesar de o valor ser um pouco menor do que o de 2016, a intenção de compra permanece regular, com 87% dos entrevistados pretendendo comprar algo na data.

Em relação às principais reclamações do ano passado, de acordo com o site “Reclame Aqui”, a maioria das queixas ocorreu por propaganda enganosa, em quase 20% dos casos. Em segundo lugar, destacou-se a divergência de valores, seguido pela dificuldade para finalizar a compra. A maquiagem de preços, principal causa de reclamações anteriores, caiu para 5º lugar no ranking.

De toda sorte (e você vai precisar dela!), para que a experiência não se transforme em frustração, os consumidores devem estar atentos. A dica é ficar “ligado” desde o momento em que planeja o que comprar até a escolha dos sites. Assim, é possível evitar armadilhas como as citadas acima. Além disso, é preciso prestar atenção quanto às formas de pagamento e os prazos de entrega.

Outro fator preocupante durante o Black Friday é o gasto desnecessário. Com a crise econômica e o alto índice de desemprego, muitos consumidores acabam se endividando em um momento nada favorável. O ideal é pesquisar bem, elencar as prioridades e planejar também como pagar, se parcelado e em quantas vezes, à vista ou no cartão de crédito, lembrando que, para este último, desde o mês de abril, vigora a nova regra para uso do rotativo do cartão de crédito.

Para quem já aprendeu a comprar durante a Black Friday, o evento pode ser realmente vantajoso. Para quem ainda possui dúvidas, felizmente, os combativos órgãos de defesa do consumidor já estão se preparando, com dicas, lista de sites seguros, ações preventivas e plantões de atendimento 24 horas no dia dos descontos e também após a promoção. Lembre-se: o consumidor que se sentir lesado pode entrar em contato com o Procon ou até ajuizar processos por danos morais. O respeito é bom e está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Pedro Igor Pimentel Azevedo

pedroygor@hotmail.com

Advogado e diretor do Procon de Quixeramobim-CE

Final de página