Topo

Acessibilidade

Nosso site foi desenvolvido de forma a oferecer acessibilidade aos visitantes, seguindo as diretrizes e a metodologia do W3C – World Wide Web Consortium, apresentada no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web – WCAG 2.0 organizados pelo Web Acessibility initiative – WAI, que é um departamento deste consórcio e nas diretrizes brasileiras do Governo Eletrônico e-MAG 3.0.

O design foi concebido para ser flexível a diferentes resoluções, o layout se adapta à tela. Procurou-se também criar as letras com fontes grandes e separação das sessões.

Navegação pelo Teclado

Na parte superior do site existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do nosso site.

Os padrões de atalhos são:

  • Teclando-se Alt + 1 — Início do conteúdo principal da página
  • Teclando-se Alt + 2 — Início do menu principal
  • Teclando-se Alt + 3 — Foco no campo de busca interna
  • Teclando-se Alt + 4 — Início do rodapé
  • Teclando-se Alt + 5 — Informações de Acessibilidade
  • Teclando-se Alt + 6 — Ativar e desativar a opção de Alto Contraste
  • Teclando-se Alt + 7 — Mapa do site
  • Teclando-se Alt + 8 — Informações de contato
  • Teclando-se Alt + 9 — Sistema de Ouvidoria

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número. No Opera, as teclas são Shift + Escape + número.

 

Dicas da estrutura

Algumas partes da estrutura do site são descritas fora da tela, através de CSS, de forma que somente os leitores de tela captem, como: “Topo da página”, “Menu horizontal”,  “Conteúdo”, “Rodapé” e “Final de página”.

A intenção dessas pequenas descrições é de dar às pessoas com deficiência que utilizam leitores de tela e que queiram navegar pelo site sem fazer saltos, lendo toda a página ou linha a linha, uma noção espacial das regiões da página na tela.

 

Portal da Transparência

Nosso Portal da Transparência foi projetado para ser responsivo e acessível. Como em nosso site, todo o seu conteúdo pode ser visualizado através de vários dispositivos de diversos tamanhos de tela (responsivo). Possui ainda suporte ao usuário com deficiência auditiva ou visual, mais informações podem ser conferidas no link: portal da transparência.

Final de página